Game Of Thrones: Profecias e Teorias

Na medida em que a série caminha para o que - por enquanto - parece ser o seu desfecho, aumenta nossa expectativa para saber a resposta à grande pergunta: "Quem terminará como senhor do Trono de Ferro?"

Mas, para responder à essa questão - ou aproximar-se ao máximo dela - é preciso tentar responder à outras duas perguntas, que, em geral, aqueles que só tiveram contato com a saga escrita por Martin por meio da TV, desconhecem. Essas perguntas são: Quem é a reencarnação do héroi Azor Ahai? Quem são as Três Cabeças do Dragão?

Às solução dessas questões, vamos também ficando mais perto, obviamente, na medida que as história é contada. De acordo com os livros, Azor Ahai teria sido um herói lendário que viveu durante o período conhecido como "A Longa Noite", há cerca de oito mil anos antes dos fatos narrados na série. Azor Ahai, dotado de sua espada flamejante (a Luminífera), foi o responsável por enfrentar e vencer os "Outros", expulsando-os para além da Grande Muralha.

As lendas envolvendo essa figura quase mítica dão conta de que ele conseguiu sua poderosa espada após atravessá-la no peito de sua amada, morta em sacrifício. As profecias surgidas desde então afirmam que Azor Ahai retornaria como que reencarnado em outra pessoa, mas essa deveria nascer sob condições muito específicas. Diz a lenda que "quando a estrela vermelha sangrar e a escuridão aproximar-se, Azor Ahai irá renascer no meio do fumo e sal e acordar os dragões feitos de pedra".

Ou seja: o novo Azor Ahai precisa ser alguém que tenha nascido (ou renascido) num dia em que houver uma estrela sangrenta e num lugar onde haja fumo/fumaça e sal. Mas, como se trata de profecia, esse elementos podem não necessariamente ser literais, mas simbólicos ou metafóricos. A estrela pode não ser exatamente uma estrela, por exemplo, assim como os dragões podem não ser exatamente dragões. Tendo isso em mente e, pelo vimos até o momento na série, dois personagens se destacam como possíveis respostas à essa questão: Daenerys Targaryen e Jon "Snow" Stark Targaryen.

Daenerys teria nascido durante uma tempestade (fumaça) em Pedra do Dragão, que é ilha, e, portanto, banhada pelo mar (sal). Quando colocada junto à pira mortuária de seu esposo Khal Drogo, ela permaneceu intacta em meio ao fogo, e os ovos petrificados que ela carregava eclodiram, saindo deles 3 dragões (os dragões de pedra). Mas é possível que os dragões representam a própria Luminífera.

Jon Snow, por sua vez, nasceu na Torre de Joy, como ficamos sabendo hoje, no último episódio da 6ª temporada da série televisa. Não é filho de Ned Stark, mas sobrinho. Sua mãe é Lyanna Stark e seu pai é Rhaegar Targaryen, que havia raptado Lyanna (ela iria se casar com Robert Baratheon) e aprisionado na torre, após estupra-la. Jon nasceu entre as lágrimas de sua mãe (sal), que morreu devido às complicações do parto. O próprio Rhaegar pensou, em sua juventude, ser Ahai, mas depois passou a achar que fosse seu filho Aegon. Porém, pode ser que esse filho, que é o "Príncipe Prometido", seja Jon.

Porém, Jon, ao renascer, ressuscitado pelo Deus do Fogo por intermédio de Melisandre, jazia morto em Castle Black, nu sobre uma mesa da madeira, onde havia fumaça de velas e de uma lareira, além do sal dos que pranteavam sua morte, e o gigante Wun Wun havia matado um soldado da Guarda da Noite atirando-o contra as paredes e o teto de onde Jon estava, e na roupa desse soldado havia estrelas. Além disso, Melisandre relatou ter, em suas chamas, a visão de Snow lutando contra os outros, e ele também começa a ter sonhos nos quais vê a si mesmo enfrentando os Outros com uma espada flamejante.

Por fim, cabe descobrir quem serão as Três Cabeça do Dragão que derrotarão os Outros, promovendo a vitória do calor sobre o frio, dos vivos sobre os mortos, naquilo que ficou conhecido como "as crônicas de gelo e fogo". A lenda das Três Cabeças do Dragão faz referência também à personagens lendários e que existiram muito antes dos eventos narrados.

O símbolo da Casa Targaryen é um dragão vermelho de 3 cabeças e Daenerys (que até então parecia ser a última Targaryen) possui 3 dragões. Mas lenda remete à Aegon I, o primeiro Targaryen que chegou em Westeros, tempos depois da Grande Noite e de Azor Ahai. Junto com ele, haviam suas duas esposas, que eram também suas irmãs: Rhaenys e Visenya. Cada um montava seu próprio dragão: Vhagar, Meraxes e Balerion.

É interessante que a maioria das profecias existentes na história (os livros e a série) criada por Martin já se cumpriram. As que restam, certamente se cumprirão em algum momento. Por exemplo, quando Cersei era mais jovem ela se encontrou com uma mulher mística em uma tenda. Após furar o dedo de Cersei e beber-lhe o sangue, ela previu que ela teria 3 filhos, mas que perderia os três. Um dia seria rainha, mas não por muito tempo, pois seria vencida por uma mulher mais jovem e mais bela (certamente se trata de Daenerys), que lhe tomaria tudo o que ama. Essa predição começou a se cumpri quando, na 4ª temporada, o filho mais velho de Cersei, Jeoffrey, morreu envenenado, e os outros dois, Tommen e Myrcella morreram durante a 6ª. Ela terminará de se cumprir na 7ª temporada, quando Daenerys e seu exército invadirão (essa temporada só estreará em 2017) Kingslanding.

Em sua passagem pela Casa dos Imortais, Daenerys ouve algo que parece ser uma profecia: “O dragão tem três cabeças”. Daí é que surgem as especulações sobre quais personagens seriam essas 3 cabeças. Além disso, somo informados, à certa altura, que um dragão (ou aquele que será a cabeça do dragão) precisa nascer entre “fogo e sangue”. O mais provável, ao meu ver, é que as três cabeças sejam Daenerys, Jon Snow e Twyn, principalmente porque ambos perderam suas mães durante seu nascimento e, portanto, se adequam à profecia.

Com isso, a série vai explicitando cada vez mais o seu caráter mais profundo, a sua mensagem mais essencial, ao tornar 3 indivíduos (Jon, Daenerys e Tyrion) que cresceram subestimados pelos que os rodeavam, menosprezados pelos familiares, os personagens mais importantes da série. Todos aqueles que, desde que nasceram, era vistos comos grande promessas, carregando grandes expectativas sobre seu futuro, já foram mortos ou derrotados. Do ponto de vista moral, isso nos ensina, portanto, a não subestimar nem desprezar ninguém.

Enfim, são apenas teorias. O jeito é esperar pra ver.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu não posso esperar para saber como terminará tudo na série! Os primeiros capítulos desta nova temporada fazem-me pensar muito sobre o futuro dos meus personagens favoritos. Sou fã de #GameOfThrones , por que eu gosto do suspense de esperar um novo capitulo e estou super emocionada com esta nova temporada, principalmente por saber como segue a história e o desenvolvimento dos personagens ao longo das semanas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Rainha Virgem

Custer, o falso herói

Eu me lembro