Um olhar equivocado, um filme superestimado

Esse, ao lado de Olga, Moulin Rouge, Austrália e O Menino do Pijama, é um daqueles filmes que eu não entendo como alguém consegue gostar. Geralmente seus apreciadores argumentam que ''ele tem uma fotagrafia linda'', por exemplo. Afirmação da qual eu discordo veementemente. Não ele não tem uma fotografia linda, nem foda, nem espetacular. Ele tem imagens coloridas de campinas ao por do sol, por exemplo, quando a protagonista está no Limbo, mas a fotografia é apenas mediana. Fotografia, aliás, em cinema, é um pouquinho mais complexo do que apenas um enquadramento bonito ou imagens plasticamente belas.

E mesmo que tivesse, o filme se resumiria a isso, com imagens que impressionam certo tipo de espectador (não é o meu caso, felizmente), mas que se revela apenas uma tentativa de mascarar certo vazio, certa carencia de consistencia e substancia. São ''estripulias'' visuais, que tentam compensar o fato de o filme não ter muito a oferecer, semelhante ao que acontece em outro filme muito parecido e tão ruim, colorido e piegas quanto esse Um Olhar do Paraíso, e que também trata da vida após a morte, chamado Amor Além da Vida, com Robin Williams.

O final confortante deste Um Olhar Paraíso é outra suposta qualidade apontada por quem é fã dele. Ao meu ver, é o maior problema que ele apresenta, pois irmana-o a um livro de auto-ajuda - genero literário pelo qual tenho total repulsa e ojeriza. A única qualidade é a atuação de Stanley Tucci como o assassino, enquanto Saoirse Ronan, que está em seu pior momento como atriz. Sem falar em Mark Whalberg, que já não é grande coisa e nesse filme está totalmente perdido. Por fim, a cena em que o assassino morre é tão mal feita, que chega a ser risível.

Enfim, nem parece que o diretor por trás dessa obra vergonhosa é Peter Jackson, da excelente Trilogia O Senhor dos Anéis, que eu amo. Definitivamente, é o ponto mais baixo de toda a sua carreira, mesmo com a Trilogia O Hobbit, que é bem inferior a outra trilogia, mas ainda assim é bem melhor que este filmeco aqui

UM OLHAR DO PARAÍSO (The Lovely Bones, 2009)
Direção: Peter Jackson
Elenco: Saoirse Ronan, Mark Wahlberg, Stanley Tucci, Rachel Weisz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Rainha Virgem

Custer, o falso herói

Eu me lembro