Corpo Cativo, Alma Livre

As cenas que abrem e fecham o filme estabecelem estreito diálogo uma com a outra: primeiro, um antílope correndo entre os arbustos do deserto do Mali, sendo perseguido por jihadistas do Estado Islâmico em um jipe; depois, uma garota orfã, correndo pelas dunas, completamente sozinha e vulnerável. Nelas, assim como no resto filme, a amplidão da paisagem que os personagens tem ao seu dispor contrasta fortemente com a opressão à qual estão submetidos, sendo ela o grande fator a limitar seus horizontes.

"A mulher é o negro do mundo. A mulher é a escrava dos escravos. Se ela tenta ser livre, tu dizes que ela não te ama. Se ela pensa, tu dizes que ela quer ser homem." (John Lennon)
O filme, assim, explicita um dos seus focos: a situação de extrema vulnerabilidade da mulher numa sociedade tribal de um país africano, que piora quando a região cai no controle de um grupo armado fanático muçulmano. O outro ponto no qual ele se foca é o quanto a vida dessas mulheres sempre está submetida aos interesses e ao controle dos homens - com ou sem a entrada do EI (ou ISIS) na região.



Mas, apesar do filme se focar nessa desigualdade relativa ao sexo, aos papeís de gênero e à opressão das mulheres por homens numa sociedade machista e patriarcalista, ele também toca outros pontos importantes: a intolerancia religiosa, nesse caso, do fundamentalista Islâmico com as outras crenças tradicionais africanas, que é mostrada numa das cenas iniciais, em que imagens de divindades africanas são metralhadas pelos jihadistas; e o conflito entre as diferentes interpretações dos preceitos próprio Islã, mostrada nas cenas em que um líder religioso local tanta argumentar com o líder dos jihadistas.

 Num desses diálogos, ele diz: "Não me importo com a jihad dos outros Eu faço a jihad em mim mesmo. Não tenho tempo para a jihad dos outros. Se eu não estivesse tão envolvido com meu aperfeiçoamento moral, seria o primeio a segui-lo. Oro a Deus todo-poderoso na esperança de que ele perdoe a mim e a você. Que nos ajude a afastarmo-nos da vaidade e do orgulho. Pare. Você prejudica o Islã e os muçulmanos. Você coloca crianças em perigo diante de suas próprias mães."

"A verdadeira liberdade é um ato puramente interior, como a verdadeira solidão: devemos aprender a sentir-nos livres até num cárcere, e a estar sozinhos até no meio da multidão." (Massimo Bontempelli)

Jihad é um conceito islâmico que significa "guerra santa", mas que tem sido interpretada de diferentes modos, pelos mais radicais e pelos mais moderados/tolerantes dentro do Islamismo. O filme é brilhante ao mostrar esse embate de visões não apenas de mundo, mas de visões opostas sobre Deus, fé e o papel que cada um tem no mundo e em relação aos demais e à sua fé e com seu Deus. Em consequencia, o quanto essas diferentes visões influenciam a vida de uma comunidade (especialmente das mulheres), quando assumidas por aqueles que detém o poder (geralmente os homens).

"Um homem que está livre da religião tem uma oportunidade melhor de viver uma vida mais normal e completa." (Sigmund Freud)
Além das questões políticas, ideológicas e filosóficas, o filme tem méritos sólidos no que tange à sua estética cinematográfica. Algumas cenas são de uma pungência e beleza incomuns: os garotos jogam futebol sem bola, a mulher que é condenada à 40 chibatadas porque foi flagrada cantando, a mulher que se recusa a vestir o chador e desfila com suas roupas coloridas e laços nos cabelos, rindo e desafiando os jihadistas.

"O homem é uma prisão em que a alma permanece livre." (Victor Hugo)
Ambas a situações decorrentes da imposição da lei islâmica, a Sharia, àquela comunidade. Todavia, todas são cenas que expressam a coragem humana de enfrantar obstáculos, proibições e tabus e capturam com maestria a beleza a poesia desses atos heróicos de pessoas comuns e anônimas.

"Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida." (Che Guevara)

TIMBUKTU (Idem, 2014)
Direção: Abderrahmane Sissako
Elenco: Ibrahim Ahmed dit Pino, Abel Jafri, Fatoumata Diawara e Toulou Kiki.
Vencedor de 7 prêmios no César, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.
Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Minha nota: ★★★★★★★★★☆

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